Com o período de quarentena e as aulas suspensas, crianças e adolescentes poderão se tonar vítimas de violência física, emocional e sexual, conforme avaliação do Conselho Tutelar da Infância e Juventude de São José dos Quatro Marcos (a 315 km de Cuiabá). Um relatório divulgado no mês de maio, pela Organização Não Governamental (ONG) World Vision, estima que até 85 milhões de crianças e adolescentes estão expostas a situação de risco.
As medidas de distanciamento social, incluindo o fechamento de escolas, foram adotadas por 177 países e afetaram 73% de toda população estudantil mundial, fazendo com que a maior parte das crianças permaneçam praticamente todo o tempo em suas casas.
Desde o início do período da pandemia foi registrado um aumento que pode variar de 20% a 32% da média anual das estatísticas oficiais. O confinamento em casa, essencial para conter o contágio do novo coronavírus (Covid-19), acaba expondo as crianças e adolescentes a uma maior incidência de violência doméstica.
A situação tornou-se constante preocupação para os conselheiros do Conselho Tutelar da Infância e Juventude de São José dos Quatro Marcos, que estão desenvolvendo campanha de combate ao abuso sexual e exploração de crianças e adolescentes, colocando à disposição da sociedade canais de comunicação para denúncias.
As denúncias poderão ser feitas de forma anônima para o número (65) 9 9950-4114 ou através do Disque 100.
Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.
A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.
Eventos marcarão encerramento de um ano de conquistas para o município
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.